Regresso às atividades presenciais


Caros membros da comunidade “Zarco Presencial”,

Num momento em que nos preparamos para regressar, parcialmente, às atividades presenciais, gostava de vos deixar a seguinte mensagem:

Neste contexto, em que a nossa vida é controlada pela situação pandêmica da COVID-19, quer pelo manancial de informação que nos chega, quer pelas alterações que obrigou a introduzir nas nossas práticas do dia-a-dia, nada do que possamos fazer é imune aos acontecimentos, nem é ausente de riscos.

No entanto, a redução dos riscos, através de uma eficaz e eficiente prevenção, levará a que possamos retomar a nossa vida profissional e social, num curto espaço de tempo, sabendo-se que nada ficará exatamente como era dantes.

Assim, gostaria de vos transmitir que a ZARCO definiu um plano para que este regresso às aulas seja o mais seguro possível para todos os envolvidos – alunos, professores e pessoal não docente.

Todavia, para que a sua operacionalização seja possível e atinja a eficácia desejada, necessitamos que todos cumpram a sua parte.

Assim:

·  Os alunos não poderão ir para a escola com febre ou outros sintomas compatíveis com a COVID-19.

·  Os alunos deverão utilizar o portão, o ponto de higienização  (H) e o percurso definido para acesso às salas de aula registadas no horário. Existe um desfasamento de hora de entrada para evitar a aglomeração de alunos, quer da parte da manhã, quer da parte da tarde, e estes se, por algum motivo, chegarem atrasados, devem utilizar o portão A e o posto de higienização 1 (H1).

·  No portão, ser-lhes-á medida a febre, com termómetro, sem contacto com a testa, não sendo efetuado qualquer registo;

·  Os alunos dirigem-se, então, ao posto de higienização indicado, onde serão desinfetadas as solas dos sapatos e as mãos e lhes será entregue, se necessitarem, uma máscara; a utilização de máscara é sempre obrigatória, durante a permanência em ambiente escolar.

·  Nos percursos que efetuarem na escola, os alunos devem manter a distância física recomendada pela DGS (2 metros);

·  Na sala de aula, os alunos ocupam os lugares que lhes serão destinados pelo professor ou pelo assistente operacional e que se encontram distanciados entre si, no cumprimento das orientações emanadas pelo ministério da educação.

·  As deslocações à casa de banho serão controladas pelos assistentes operacionais, não sendo permitida a entrada de mais do que dois alunos de cada vez, os quais deverão ter o cuidado de lavar muito bem as mãos e desinfetar com álcool-gel, à entrada para a sala de aula.

·  Os habituais serviços de apoio  (bufete, biblioteca, sala de estudo, papelaria, reprografia e os locais de convívio), bem como os serviços de vending não vão estar a funcionar.

·  Durante a realização de intervalo ou pausas, os alunos têm de permanecer na sala acompanhados pelo professor ou por um assistente operacional.

·  O material utilizado pelos alunos não pode ser partilhado com os colegas.

·  No final da aula, os alunos fazem o percurso inverso e abandonam de imediato a escola, dado que nenhum aluno terá aulas em turnos diferentes, no mesmo dia (exemplo manhã/tarde).

Outras características do plano:

·  Higienização:

o Todos os espaços da escola, a utilizar, serão higienizados antes do início das atividades letivas e durante a mudança de turnos (manhã/tarde).

o Sempre que um professor mude de sala, o espaço e equipamento utilizado por ele serão higienizados.

Existirá um dispensador de álcool-gel em cada sala de aula.

·  Todos os professores, bem como o pessoal não docente estarão, também, devidamente protegidos e a respeitar as normas de afastamento físico recomendado pela DGS.Estou convencido de que se todos conseguirmos ser aquela equipa com objetivos comuns e vontade de vencer que tem caracterizado a ZARCO, conseguiremos sair deste novo desafio com o sentimento do dever cumprido e com o brilho da vitória nos olhos…
Conto com todos!

O Diretor


Expira: Monday, 31 August, 2020, 23:55